Coronavírus: Santa Casa promove palestra para profissionais da saúde com médico infectologista

Médico infectologista da Santa Casa, Dr. Lucas Barbosa Agra esclarece dúvidas sobre o coronavírus (covid-19) em palestra apresentada aos profissionais de saúde do hospital. Fotos: Josiane Cunha Médico infectologista da Santa Casa, Dr. Lucas Barbosa Agra esclarece dúvidas sobre o coronavírus (covid-19) em palestra apresentada aos profissionais de saúde do hospital. Fotos: Josiane Cunha

19/03/2020

O médico infectologista da Santa Casa, Dr. Lucas Barbosa Agra esclareceu dúvidas sobre o coronavírus (covid-19) em palestra apresentada aos profissionais de saúde do hospital. O evento ocorreu na tarde de terça-feira, 17, no Auditório da Santa Casa.

No início da palestra, o infectologista explicou a origem do vírus, sua propagação na China e no mundo, os principais sintomas e sobre a letalidade da doença.

De acordo com Dr. Lucas, somente 20% dos infectados por Coronavírus apresentarão os sintomas mais graves, que tem como grupo de risco os idosos e/ou portadores de alguma comorbidade.

Além disso, ele destacou que a principal forma de transmissão ocorre pelas vias áreas por meio de gotículas. Por isso, a recomendação de manter distância de 1 a 2 metros dos doentes.

Outro ponto abordado foi a questão do que fazer caso apresentar sintomas como febre, coriza e falta de ar. “A principal recomendação é utilizar a máscara para evitar a propagação do vírus e tomar as demais medidas profiláticas, como lavar as mãos e cobrir o rosto ao tossir ou espirrar”, destacou o médico.

Ele esclareceu ainda em que momento devemos buscar atendimento médico. “Somente se tiver dificuldade respiratória aguda, ou seja, não conseguir caminhar sem sentir muito cansaço ou falta de ar. Somente nesses casos é necessário buscar atendimento. Nos demais, deve se manter o mesmo procedimento: uso de máscara e higiene”, concluiu.

Dr. Lucas esclareceu também sobre a importância do isolamento domiciliar para casos suspeitos ou confirmados, sem necessidade de internação, explicou a importância das pessoas ficarem em casa pelo maior tempo possível para diminuir a propagação do vírus e detalhou quais os protocolos a serem seguidos para o atendimento aos pacientes com coronavírus.

Recomendações para evitar a propagação do COVID-19:

- Proteja a boca e o nariz com lenço sempre que tossir ou espirrar;

- Lave as mãos constantemente, por pelo menos por 20 segundos com sabão ou álcool em gel, principalmente após tossir ou espirrar;

- Não toque a região dos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos;

- Mantenha os ambientes ventilados;

- Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres e garrafas;

- Mantenha-se hidratado;

- Evite aglomerações se estiver doente;

- Evite viagens neste momento para os locais de risco;

- Evite contato direto com pessoas que apresentem sinais de infecção respiratória;

- Procure um médico caso apresente algum dos sintomas e se tiver viajado ou contato com alguma pessoa que tiver vindo de alguma das regiões afetadas nos últimos 14 dias informe imediatamente.

- Evite sair de casa para diminuir a propagação do vírus. (Assessoria de Imprensa e Comunicação – Josiane Cunha)