Cuidado: Dietas da moda podem oferecer riscos à saúde

Nádia Martelli, nutricionista da Santa Casa de Sertãozinho, explica sobre as dietas Low Carb e do Jejum Intermitente e fala sobre a melhor maneira de perder peso de forma saudável Nádia Martelli, nutricionista da Santa Casa de Sertãozinho, explica sobre as dietas Low Carb e do Jejum Intermitente e fala sobre a melhor maneira de perder peso de forma saudável

23/03/2018

Nutricionista da Santa Casa, Nádia Martelli dá dicas de quais as melhores maneiras para perda de peso de forma saudável e principalmente como manter o peso depois.

Você já ouviu falar das dietas da moda como a Low Carb e do Jejum Intermitente? Não só já deve ter ouvido falar como até mesmo está tentando seguir alguma delas. Muitas dessas dietas são famosas e muito divulgadas por prometerem uma grande perda de peso em pouquíssimo tempo, mas cuidado, elas podem oferecer riscos à saúde. Confira agora uma entrevista com a nutricionista da Santa Casa de Sertãozinho, Nádia Martelli e veja algumas dicas de quais as melhores maneiras para perda de peso de forma saudável e principalmente como manter o peso depois.

Recentemente a dieta do Jejum Intermitente está ganhando fama. O que é exatamente essa dieta? Como funciona?

Nádia: O jejum intermitente é uma estratégia de emagrecimento que consiste na alternância entre períodos de jejum e períodos em que é permitida a alimentação. Existem diferentes protocolos, que variam de 12 a 24 horas de jejum.O mais utilizado é o 16/8, na qual o índividuo se alimenta durante 8 horas e jejua por 16 horas.Esta abordagem dietética parte do príncipio de que há um consumo alimentar racional e relativamente controlado (sem ingestão alimentar compulsiva) durante os períodos em que se pode comer.Estudos sugerem que o jejum intermitente, desde que praticado por um período minimamente prolongado, pode realmente induzir um estado metabólico diferenciado, no qual a queima de gordura corporal como fonte de energia é maior sob efeito do jejum intermitente comparando-se  a um padrão alimentar habitual (geralmente 3 em 3 horas) .

Além dessa, tem também a dieta Low Carb. Como funciona?

Nádia: Como o próprio nome diz, low carb vem de baixo ou pouco carboidrato, o intuito é introduzir mais gorduras boas e proteínas e reduzir os carboidratos utilizando apenas alimentos de baixo índice glicêmico. Com a redução dos carboidratos da dieta, tendemos a diminuir os níveis sanguíneos de insulina, o principal hormônio envolvido no processo de ganho de peso. Com a privação do carboidrato o organismo passa a usar nossas reservas de gordura para manter suas atividades, então ocorre à perda de peso. A dieta low carb segue o conceito de “comida de verdade”, onde é permitido apenas comidas que tenham vindo da terra de fato e que não tenha passado por nenhum processo de industrialização como carnes in natura, ovos, folhas, frutas de baixo índice glicêmico (coco, maracujá), cogumelos. Os adeptos relatam que se sentem saciados e conseguem ter sucesso no emagrecimento. Pesquisadores explicam que alimentos oriundos de gorduras boas proporcionam uma eficiente saciedade, comparando carboidratos com gorduras, sugerem que o carboidrato funciona como uma faísca de saciedade no organismo, já a gordura funciona como uma tocha que estende a saciedade por longos períodos.

Quais as principais diferenças entre as duas? Elas oferecem algum tipo de risco à saúde?

Nádia: Na estratégia do jejum intermitente, o principal critério para ajudar na perda de peso é o tempo em jejum que deve ser praticado, já a estratégia low carb restringe drasticamente os carboidratos para ser obtido o sucesso. É comum as pessoas aliarem estas duas estratégias.

Estudos apontam que estas práticas podem ocasionar sono, cefaleia, baixo nível de serotonina, doenças renais, distúrbios alimentares, hipoglicemia, desidratação.

Mulheres grávidas, lactantes, crianças, pessoas com bulimia ou anorexia, pacientes renais não devem praticar estas estratégias.

Elas realmente dão resultado?

Nádia: Realmente o jejum e a restrição de carboidratos proporcionam uma perda de peso mais rápida, o que precisa ser avaliado é se o paciente conseguirá manter os quilos perdidos e se não haverá prejuízos para a saúde, por isso é importante o acompanhamento profissional.

Ao parar de fazer essas  dietas, a pessoa pode recuperar todos os quilos perdidos?

Nádia: Qualquer dieta que seja interrompida seguida do consumo descontrolado de alimentos ocasionará ganho de peso, como nestas dietas a restrição de alimentos é mais severa elas podem ter um efeito negativo, pois é muito difícil continuar com esta restrição indefinidamente. Temos que entender que dieta ideal é um estilo de vida adotado que seja possível ser mantido e que gere perda de peso sem causar prejuízos para a saúde.

Qual a melhor maneira de perder peso sem pôr em risco a saúde e sem sofrer efeito sanfona?

Nádia: A melhor maneira é seguir uma alimentação equilibrada que possua todos os nutrientes que o organismo necessite. Ingerir alimentos naturais, evitar ao máximo alimentos industrializados, levar em consideração o estilo individual e realizar a prática regular de atividade física. Simplificando: plano alimentar que consiga ser seguido indefinidamente + atividade física.

Faça as considerações finais.

Nádia: Qualquer que seja a dieta, o essencial é o cuidado com a saúde. Manter-se dentro do peso ideal para idade é algo que representa muito mais do que a estética. O mais importante é atingir o peso ideal simultaneamente com saúde plena e felicidade, pois ausência de saúde significa ausência de felicidade. (Assessoria de Imprensa e Comunicação – Josiane Cunha)