Doação sanguínea: Santa Casa de Sertãozinho realiza campanha nesta sexta-feira, dia 06

Em foco: Colaboradores da Santa Casa doando sangue durante a Campanha de doação realizada pelo hospital no ano passado / FOTOS: Josiane Cunha Em foco: Colaboradores da Santa Casa doando sangue durante a Campanha de doação realizada pelo hospital no ano passado / FOTOS: Josiane Cunha

02/09/2019

Você sabia que uma doação de sangue pode salvar até três vidas? Pensando nisso e vivenciando a necessidade de bolsas de sangue em seu cotidiano, a Santa Casa de Sertãozinho, com apoio do CIH – Centro Integrado de Humanização há exemplo dos anos anteriores realizará, mais uma vez a sua campanha interna de doação sanguínea. A entidade alerta seus colaboradores, membros da diretoria e irmãos para a importância deste ato de solidariedade e convoca voluntários a se apresentarem ao Banco de Sangue de Sertãozinho e contribuírem para o aumento do estoque de todos os grupos sanguíneos ajudando a salvar vidas.

A ação ocorrerá nesta sexta-feira, dia 06, das 8h às 12h, na sede do Banco de Sangue, localizado à Rua Epitácio Pessoa, 1401, no Centro.

Não fique de fora. Siga o exemplo da Santa Casa; faça parte dessa campanha você também e ajude a salvar muitas vidas.

Quem pode doar

- Todos que estiverem em boas condições de saúde.

- Pessoas com idades entre 16 e 67 anos (menores, somente com autorização dos pais por escrito).

- Quem tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

- Pessoas que estejam alimentadas (não é aconselhável doar sangue estando em jejum).

- Quem não tenha ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

- Nos casos de pessoas que tenham realizado refeições como almoço e jantar, ou ainda, ingerido alimentos gordurosos, é necessário um intervalo de 4 horas para doar.

- Pesar mais de 50 Quilos, se for homem, e mais de 52 Quilos, se for mulher.

Quem não pode doar

- Pessoas que contraíram hepatite após os 10 anos de idade; que tenham hepatite B ou C; AIDS (vírus HIV); doenças associadas aos vírus HTLV I e II; que tenham comportamento sexual de risco; doença de Chagas; malária e que façam uso de drogas injetáveis.

- Quem teve relacionamento homossexual após a idade adulta.

- Aqueles que passaram por transfusões no último ano.

- Indivíduos que passaram por cirurgias nos últimos seis meses.

- Pessoas que apresentaram febre nos últimos sete dias.

- Gestantes ou mulheres que deram à luz recentemente e estão no período de amamentação.

- Quem foi tatuado ou colocou piercing no último ano.

- Aqueles que exerçam profissões ou atividades que apresentem riscos físicos para si ou para os outros, e que não tenham condições de interromper suas atividades funcionais por, pelo menos, 12 horas após a doação; por exemplo, operadores de máquinas de corte e prensa ou motoristas de veículos coletivos.

- Indivíduos que ingeriram bebidas alcoólicas nas 12 horas.

- Pessoas que passaram por extrações dentárias nos últimos 7 dias.

- Remoção de tártaro e outros procedimentos com anestesia local (exemplo: obturações) nos últimos 3 dias. (Assessoria de Imprensa e Comunicação – Josiane Cunha)