Humanização: Serviço Social e Psicologia da Santa Casa leem cartas de familiares a pacientes com COVID-19 internados há vários dias

Serviço Social e Psicologia da Santa Casa de Sertãozinho, através do CIH – Centro Integrado de Humanização leem cartas enviadas por familiares de pacientes internados com COVID-19 há vários dias Serviço Social e Psicologia da Santa Casa de Sertãozinho, através do CIH – Centro Integrado de Humanização leem cartas enviadas por familiares de pacientes internados com COVID-19 há vários dias

16/07/2020

Em tempos de notícias ruins, medos e incertezas, belos gestos e atitudes humanas, que aquecem o coração merecem ser enaltecidas. Estes gestos emocionantes, exemplos a serem seguidos estão sendo feitos pelo Serviço Social e pela Psicologia da Santa Casa de Sertãozinho, através do CIH – Centro Integrado de Humanização que estão lendo cartas enviadas por familiares de pacientes internados com COVID-19 há vários dias. Sabendo da dificuldade, solidão e saudade que esses pacientes têm de seus familiares por não poderem receber visitas, o CIH decidiu tomar essa linda atitude.

E não para por aí. Outras ações também estão sendo desenvolvidas para que os familiares se sintam mais próximos do ente querido que está internado enfrentando esse novo vírus: tanto o médico do setor quanto as Assistentes Sociais entram em contato com a família diariamente, por telefone, para passar as informações clínicas dos pacientes e tirar possíveis dúvidas. Além disso, a psicóloga do hospital também liga para os funcionários que contraíram a doença e estão afastados cuidando em casa, para acompanhar a evolução da doença e dar todo o apoio necessário.

O provedor da Santa Casa, José Carlos Simões explicou a iniciativa e destacou a importância destes gestos de humanização. “É muito difícil para qualquer paciente estar internado, longe de suas rotinas e de suas famílias, imagina para os pacientes com COVID que não podem nem receber visitas? Então, a leitura das cartas é uma maneira de aproximar o paciente de seus familiares e demonstrar o quanto são importantes e que não estão sozinhos nesse momento de luta. Os familiares também ficam apreensivos sem poder visitar o paciente, daí a importância das ligações diárias com notícias e informações sobre a evolução do quadro clínico de cada paciente. Esse novo vírus pegou todos de surpresa e fez com que mudássemos nossas rotinas, mas estamos nos adaptando a cada dia e não mediremos esforços em oferecer sempre o melhor para todos. Quero que saibam que podem sempre contar conosco. A vitória de cada paciente é nossa vitória também”, destacou Sr. Simões.

Quem quiser escrever cartas para serem lidas para os familiares internados com COVID pode ir pessoalmente até a Santa Casa ou ligar no 3946-2855 e falar com as Assistentes Sociais. (Assessora de Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)