Nota de Esclarecimento - Ampliação leitos UTI COVID SUS

15/03/2021

Referente à informação divulgada pelo vereador Frederico de Moraes, de que o Ministério da Saúde liberou 05 novos leitos de UTI COVID para serem implantados na Santa Casa de Sertãozinho, o hospital informa que recebeu oficialmente, da Secretaria Municipal da Saúde, na data de hoje, a concretização do pedido discutido anteriormente em várias reuniões. Ao que tudo indica, o Ministério deve liberar o credenciamento desses 05 leitos para atendimentos SUS, sendo que hoje existem 10 (8 custeados pelo Governo e 2 pela Prefeitura Municipal).

Porém, é importante lembrar que a Santa Casa não possui espaço físico projetado para a implantação de leitos de UTI, e estão sendo realizadas avaliações técnicas, de pessoal especializado para que sejam tomadas todas as providências para realizar a assistência de forma eficaz e segura.

Sendo assim, caso realmente sejam liberados esses novos leitos, o hospital precisará desativar uma área que hoje é destinada para outros tipos de atendimentos e prepará-la, tecnicamente para que tenha condições de receber leitos de UTI, além disso é preciso adquirir todos os equipamentos necessários (respiradores, monitores, bombas de infusão, cardioversores, dentre outros) e contratar profissionais capacitados para atenderem a esses novos leitos.

Pelo exposto acima, ainda não há um prazo determinado para essa ampliação. É importante considerar que a Santa Casa tem plena consciência da importância de suas funções sociais e humanas e quer acolher a todos os seus pacientes com segurança e garantia de uma assistência qualificada voltada a salvar vidas, neste momento tão difícil que todos estamos vivendo.

Vale ressaltar ainda que nesta fase em que o vírus está se multiplicando rapidamente, pacientes cada vez mais jovens sendo internados, um grande número de óbitos, pedimos novamente a colaboração da população para que só saia de casa para o que for estritamente necessário, não faça ou participe de nenhum tipo de festa, não se aglomere, evite contato físico, use máscara e lave muito bem as mãos com água e sabão e use álcool em gel 70%. Juntos, venceremos essa fase para um novo recomeço. (Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Sertãozinho)