NOTA DE ESCLARECIMENTO CONJUNTA: ÓBITO SUSPEITO POR CORONAVÍRUS

30/03/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho, o Comitê Técnico Covid-19 e a Santa Casa informam que estão atuando no caso de um paciente do sexo masculino, com 62 anos de idade, que, lamentavelmente, veio a óbito nesta segunda-feira, dia 30, com sintomas de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

O paciente deu entrada na UPA de Sertãozinho no dia hoje, às 10h03, relatando desconforto respiratório, onde foi monitorado pela equipe médica, mas evoluiu para necessidade de internação hospitalar.

Diante disso, às 16h07 ele foi transferido para a Santa Casa, consciente e orientado, onde seguiu para entubação e realização de exames, porém, após episódio de parada cardiorrespiratória, não resistiu e evoluiu para óbito às 17h35.

Como o paciente apresentava sintomas que também são compatíveis com a Covid-19, a Santa Casa procedeu a coleta de amostra para teste de coronavírus.

Atendido pela rede municipal de saúde, há poucos dias o paciente havia iniciado tratamento de um quadro de pneumonia atípica, porém sem manifestações graves.

Segundo foi apurado pela Vigilância Epidemiológica, o paciente não viajou, mas teve contato com uma pessoa que viajou para o exterior recentemente. Com base nesse fato, a Vigilância Epidemiológica realizará os procedimentos de bloqueio junto às pessoas que mantiveram contato com o paciente nos últimos dias.

A Secretaria de Saúde aguardará o resultado do exame para nova manifestação sobre o caso.

O município de Sertãozinho conta, até o presente momento, com 43 casos suspeitos de infecção por coronavírus e, desses, 2 óbitos suspeitos. Todos os casos estão em investigação e aguardam resultados de exames. (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa, Secretaria Municipal de Saúde e Comitê Técnico Covid-19)