NOTA DE ESCLARECIMENTO CONJUNTA: ÓBITO SUSPEITO POR CORONAVÍRUS

29/03/2020

A Santa Casa de Sertãozinho, a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Técnico Covid-19 informam que estão atuando no caso de um paciente do sexo masculino, com 86 anos de idade, que, lamentavelmente, veio a óbito na madrugada deste domingo, 29, com sintomas de SARG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

O paciente deu entrada na UPA de Sertãozinho na sexta-feira, 27, às 13h, com quadro de falta de ar, evoluindo para necessidade de internação hospitalar. Diante disso, à 0h12min do sábado, 28, ele foi transferido para a Santa Casa, onde seguiu para internação em isolamento na UTI, sendo entubado, em função do grave desconforto respiratório apresentado; porém, evoluiu para óbito às 3h15 deste domingo, dia 29.

Como o paciente apresentava sintomas que também são compatíveis com a Covid-19, a Santa Casa procedeu a coleta de amostra para teste de coronavírus.

Atendido pela rede municipal de saúde, o paciente vinha se recuperando de um quadro de pneumonia há cerca de 20 dias. Era acamado, possuía Alzheimer e histórico de tabagismo por mais de 30 anos.

Segundo foi apurado pela Vigilância Epidemiológica, o paciente não viajou e nem teve contato com pessoas que viajaram para o exterior. Os familiares com os quais o paciente residia não apresentam sintomas respiratórios e/ou gripais, porém foram orientados a realizarem isolamento domiciliar pelos próximos 15 dias.

A Secretaria de Saúde aguardará o resultado do exame para nova manifestação sobre o caso.

O município de Sertãozinho conta, até o dia de hoje, com 39 casos suspeitos de infecção por coronavírus e, desses, 1 óbito suspeito. Todos os casos estão em investigação e aguardam resultados de exames. (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa, Secretaria Municipal de Saúde e Comitê Técnico Covid-19)