Sertãozinho - SP

Rua Epitácio Pessoa, nº 1.741 - Centro

Tel.:(16) 3946-2855

Nota de esclarecimento - Jejum paciente

05/09/25

Chegou ao nosso conhecimento um vídeo publicado pela página “Sertãozinho Transparente” de um paciente falando sobre possível falta de fornecimento de alimentos na Santa Casa de Sertãozinho, e o hospital esclarece que a informação não é verdadeira. 
 
A equipe de enfermagem tem por obrigação seguir a prescrição médica realizada diariamente para cada paciente, já que é o médico o detentor de cuidados a serem dispensados e do diagnóstico do paciente.
 
Esse paciente estava com prescrição de “jejum”. Apesar de entender a necessidade de alimentos depois de tanto tempo em jejum, devido ao problema de base, após insistência do próprio paciente, o médico liberou a ingestão de líquidos, no caso água, em pequenos goles, já que seu quadro clínico não permitia ainda que ele ingerisse qualquer tipo de alimento, pois seria necessário aguardar o período após o procedimento realizado para que o tratamento tivesse êxito. 
 
No dia de hoje (05/09) pela manhã, o paciente teve prescrita dieta leve, que inclui apenas chá, torradas e/ou sopa, mais uma vez, respeitando o processo de recuperação, após procedimento que o trouxe ao hospital.
 
É importante ainda ressaltar que, quando há liberação de jejum fora do horário das refeições, o hospital sempre oferece uma vitamina de frutas, suco e um lanche ao paciente, não o deixando sem alimentação, independente do horário.
 
No mais, a Santa Casa de Sertãozinho preza pela transparência e veracidade dos fatos, deixando claro que qualquer veículo de comunicação tem a liberdade de entrar em contato através de sua assessoria de imprensa para ouvir os dois lados da história respeitando o princípio da ética jornalística. Sem mais. (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)