Nota de esclarecimento: Santa Casa de Sertãozinho possui leitos de UTI COVID disponíveis

17/06/2020

Na última terça-feira, dia 16, uma emissora regional divulgou uma reportagem sob o título “Hospitais públicos de Sertãozinho, Monte Alto e Serrana estão sem leitos de UTI Covid-19”, o que causou pânico por parte da população.

Diante dessa situação, a Santa Casa de Sertãozinho informa que a emissora se baseou em documento emitido pela Direção Regional de Saúde (DRS-XIII), datado de 15/06/2020, para construção da reportagem, mas, em momento algum informou que os dados apresentados diziam respeito somente aos leitos SUS pactuados no sistema de regulação regional, dando a incorreta compreensão de que o município de Sertãozinho não possui mais leitos de UTI Covid disponíveis.

A informação não procede, já que, atualmente, Sertãozinho conta com 12 leitos de UTI Covid Adulto, sendo que 6 deles estão credenciados junto ao sistema regional de regulação e os outros 6 foram disponibilizados no sistema de uso do município, para atendimento exclusivo aos moradores da cidade, se necessário. Há ainda 1 leito de UTI Covid pediátrico credenciado junto ao sistema regional de regulação.

No momento, os 6 leitos de regulação estão totalmente ocupados mais um leito de saúde complementar; porém, como na verdade o município conta com um total de 12 leitos, a taxa de ocupação atual é de 58%, com 7 leitos ocupados no total e outros 5 disponíveis.

Além dos 12 leitos de UTI Covid, a Santa Casa conta com 17 leitos de Enfermaria Covid, dos quais 7 são pactuados no sistema de regulação regional e os outros 10 ficam disponíveis para o sistema de uso do município, para atendimento exclusivo aos moradores da cidade, se necessário.

Nesta quarta-feira, dia 17, as taxas de ocupação da UTI Covid e da Enfermaria Covid da Santa Casa de Sertãozinho são:

UTI Covid:

- Total de leitos: 12

- Leitos ocupados: 7 (sendo 4 pacientes de Sertãozinho e 3 de Pontal)

- Leitos disponíveis: 5

- Taxa de ocupação: 58%

Enfermaria Covid:

- Total de leitos: 17

- Leitos ocupados: 8 (sendo 7 pacientes de Sertãozinho e 1 de Barrinha)

- Leitos disponíveis: 9

- Taxa de ocupação: 47%.

A Santa Casa de Sertãozinho pede a colaboração da população nos cuidados necessários para que a doença não se espalhe rapidamente: uso constante de máscara em locais públicos, lavar sempre as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel, evite tocar a face, principalmente olhos, boca e nariz, evite aglomerações, mantenha um distanciamento de 2 metros entre as pessoas e o principal, só saia de casa quando for estritamente necessário e tomando todos os cuidados. Josiane Cunha (Assessora de Imprensa e Comunicação da Santa Casa de Sertãozinho)