Orientações ao Paciente e Familiar

• Os pacientes MENORES de 18 anos e MAIORES de 60 anos terão direito a acompanhante e a troca poderá ser feita nas recepções, três vezes ao dia (uma troca pela manhã, uma pela tarde e outra pela noite), das 07h às 22h;
  • Das 22h às 07h do dia seguinte, não será autorizada a troca de acompanhantes;
  • Os valores e pertences de pacientes internados deverão ser recolhidos pelo seu responsável no ato da internação;
  • Não nos responsabilizamos por perdas, danos ou extravios de quaisquer objetos, inclusive, dinheiro, cartões de crédito, celulares e pertences em geral;
  • É permitido o uso de celular no quarto, desde que não incomode o outro paciente, no caso de quarto compartilhado (enfermaria). Mantenha-o no modo silencioso;
  • Não fornecemos toalhas, lençóis, travesseiros ou cobertores ao acompanhante;
  • Para a internação na Maternidade é necessária a apresentação do cartão de pré-natal;
  • Não é permitido o uso de celulares nas UTIs;
  • Não é permitido o registro de imagens (fotos) ou filmagens para garantir a privacidade;
  • Não se ausente da Unidade de Internação sem prévia autorização do enfermeiro responsável e sem acompanhamento da enfermagem;
  • Não é permitida a permanência dos acompanhantes nos postos de serviço;
  • Não manuseie nenhum equipamento instalado no quarto. Qualquer dúvida, solicite apoio à enfermagem.

Serviço de Nutrição e Dietética

A dieta do paciente será prescrita pelo médico e a Nutricionista avaliará e indicará a alimentação que mais lhe atende nutricionalmente, atuando diariamente em conjunto com as equipes médicas. Caso tenha dúvidas sobre a sua dieta ou deseje algum alimento especial, solicite à Nutricionista que o orientará e atenderá de acordo com a suas necessidades específicas. Aos familiares e visitantes recomendamos que não ofereçam nenhum alimento ao paciente sem a devida avaliação médica e nutricional.

Transferência para a UTI

Caso o paciente seja transferido para a Unidade de Terapia Intensiva o quarto deverá ser imediatamente liberado e seus pertences pessoais deverão ser levados pelo responsável. Quando da alta do paciente da UTI para o quarto, o responsável será comunicado e deverá então trazer os objetos de uso pessoal do paciente.

Alta Hospitalar

Após a prescrição médica de alta para o paciente, este deverá aguardar a finalização dos procedimentos e orientações gerais da equipe de enfermagem que se dirigirá ao quarto para as providências. A Equipe de Enfermagem entregará a receita médica e acompanhará o paciente à recepção com o aviso de alta.

Solicite à enfermagem os exames realizados, inclusive os trazidos de casa.

Assistência Religiosa

A Santa casa acredita que a assistência religiosa é de grande importância no tratamento e acompanhamento dos pacientes. Caso seja do seu desejo a assistência, o paciente ou responsável (em caso de pacientes que não respondem por si) deverão entrar em contato com o religioso de sua opção e preencher um formulário específico para autorização da visita religiosa na recepção da instituição, sendo esta limitada a 01 visita/dia/paciente. Os religiosos deverão comprovar a condição na entrada do hospital e a visita deverá ser exclusiva ao paciente solicitante.

Cópias de Prontuários

O acesso a quaisquer informações do prontuário do paciente somente será possível mediante a apresentação de requerimento do paciente ou de seu representante legal, reconhecido firma em cartório. Maiores informações sobre a documentação necessária procurar a Recepção I, no horário das 13h às 17h.