Santa Casa de Sertãozinho antecipa vacinação de colaboradores contra gripe H1N1

Em foco, colaboradora da Santa Casa de Sertãozinho recebe vacina contra gripe H1N1 durante campanha realizada pelo hospital Em foco, colaboradora da Santa Casa de Sertãozinho recebe vacina contra gripe H1N1 durante campanha realizada pelo hospital

27/03/2020

Em conformidade com as medidas de segurança necessárias para a contenção e prevenção do COVID19 – Coronavírus, além da chegada do outono que aumenta as chances de transmissão do vírus H1N1 a Santa Casa de Sertãozinho antecipou a campanha de vacinação contra o vírus Influenza dentro do hospital. A vacinação foi realizada nos dias 25 e 26 de março, quarta e quinta-feira em diferentes turnos para alcançar o objetivo de vacinar 100% de seus colaboradores. “A vacina antigripal é indicada a todos os profissionais da saúde, principalmente àqueles que trabalham em unidades de intervenção e assistência a pessoas doentes. Os colaboradores da Santa Casa estão expostos a um risco maior de adquirir determinadas infecções, portanto a imunização é a medida mais eficaz na prevenção da gripe”, destacou o Técnico de Segurança do Trabalho da Santa Casa, Ginaldo Pereira.

A gripe

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, ou seja, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas. Pode afetar pessoas de todas as idades, mas gestantes, doentes crônicos (como diabéticos), crianças pequenas, pessoas com obesidade e com outros problemas respiratórios estão entre os grupos mais vulneráveis para a H1N1.

Neste período recomenda-se evitar locais fechados e com um aglomerado de pessoas, não levar as mãos à boca ou ao nariz sem lavá-las antes e evitar contato próximo com uma pessoa doente. (Assessoria de Imprensa e Comunicação - Josiane Cunha)