Santa Casa de Sertãozinho na mídia: STZ TV faz reportagem sobre utilização de polvos de crochê na UTI Neo Natal

Na manhã de hoje, a STZ TV fez uma reportagem para o STZ Notícias na UTI Neo Natal da Santa Casa de Sertãozinho sobre a utilização dos polvos de crochê em bebês prematuros. A reportagem vai ao ar na noite de hoje, às 19h no canal 59 UHF ou 04 da NET.

Os polvos foram doados pela sertanezina Aline Heck Mafra que conheceu o “Projeto Octo”, que consiste em polvos de crochê que prometem melhorar os sistemas respiratório e cardíaco do recém-nascido e decidiu confeccioná-los e doá-los para os bebezinhos da UTI Neo Natal da Santa Casa. Após a doação, o Projeto já foi imediatamente implantado na Santa Casa e surtiu os efeitos esperados. Os polvos são colocados ao lado dos bebês, que puxam seus tentáculos, abraçando-os e acariciando-os.

Após essa iniciativa, a UTI Neo Natal já recebeu doação de outros munícipes, que preferiram permanecer no anonimato. A Santa Casa agradece imensamente a todas as doações.

Ao terem alta médica da UTI Neo Natal, os polvos são doados aos bebês devido ao vínculo afetivo criado durante o tempo de internação.

Quem quiser fazer doações para a Santa Casa pode ir pessoalmente até lá ou ligar no 3946-2855 e falar com as Assistentes Sociais, Luciana ou Lívia Gallão.

Projeto Octo

O Projeto Octo começou na Dinamarca em 2013, quando um grupo de voluntários passou a costurar polvos de crochê para doar para bebês prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatais. O primeiro hospital que passou a testar essa nova maneira de confortar os recém-nascidos foi o Hospital Universitário Aarhus, onde a equipe médica pode identificar melhora nos sistemas respiratório e cardíaco dos bebês, além de um aumento dos níveis de oxigênio no sangue.

Os polvos estão ajudando bebês prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis em maternidades. Ao abraçar o brinquedo, feito de crochê, os recém-nascidos se sentem mais calmos e protegidos, pois os tentáculos se remetem ao cordão umbilical e dão segurança semelhante a do útero materno.

Para que o brinquedo seja seguro para recém-nascidos, os polvos precisam ser 100% algodão, assim podem ser levados à máquina de lavar. É preciso de atenção aos tentáculos, que não podem passar de 22 centímetros.

Assessoria de Comunicação - Josiane Cunha