Santa Casa de Sertãozinho realiza palestra sobre higienização das mãos

Santa Casa de Sertãozinho realiza palestra com o médico Infectologista, Dr. Lucas Barbosa Agra sobre “Higienização das Mãos”, idealizada pela equipe do Controle de Infecção Hospitalar da instituição. Ação integra o Dia Nacional de Controle de Infecção Hos Santa Casa de Sertãozinho realiza palestra com o médico Infectologista, Dr. Lucas Barbosa Agra sobre “Higienização das Mãos”, idealizada pela equipe do Controle de Infecção Hospitalar da instituição. Ação integra o Dia Nacional de Controle de Infecção Hos

03/06/2019

As infecções hospitalares podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos, entre outros microorganismos, mas o tipo mais comum é causado por bactéria. Naturalmente, bactérias moram em nossa pele e mucosas, fazem parte da nossa flora e ficam presentes no ambiente, por exemplo, na superfície da mesa ou na maçaneta da porta. Por esse motivo, a Campanha Anual de Higienização das Mãos é importante para prevenir a transmissão dos microorganismos e infecções. Não basta só lavar as mãos. É necessário que elas sejam higienizadas no momento correto. Para isso, os profissionais precisam passar por treinamento não apenas sobre a importância do processo, mas também sobre usar a técnica adequada, no momento certo. Pensando nisso, a Santa Casa de Sertãozinho realizou, na tarde do dia 28 de maio uma palestra com o médico Infectologista, Dr. Lucas Barbosa Agra sobre “Higienização das Mãos”, idealizada pela equipe do Controle de Infecção Hospitalar da instituição. A ação integra o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar.

Todos os colaboradores da Santa Casa foram convidados a participar, além de funcionários da Ser Imagem, do Banco de Sangue e do Laboratório do Dr. Pacca que também contribuíram financeiramente para o coffee break.

Ao final da palestra foi servido o café a todos os presentes e eles ainda receberam um certificado de participação e uma bisnaga com álcool em gel para levar sempre na bolsa.

15 de Maio

O Dia Nacional de Controle de Infeção Hospitalar, 15 de maio foi incorporado ao Calendário da Saúde por meio da Lei no 11.723, de 23 de junho de 2008, que tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de instituições e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções. No âmbito das políticas públicas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desenvolveu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS 2016-2020) com o objetivo de diminuir a incidência nacional de IRAS e da resistência microbiana em serviços de saúde. (Assessoria de Imprensa e Comunicação – Josiane Cunha)