Santa Casa e Prefeitura ampliam leitos de enfermaria para atendimentos de casos de COVID-19

09/03/2021

Na última semana, a Santa Casa de Sertãozinho participou de uma reunião realizada com a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da secretaria municipal de Saúde sobre a necessidade de ampliação do número de leitos de enfermaria específicos para atendimento a pacientes com Covid-19. Durante a reunião, ficou definida a ampliação de 4 para 9 leitos, devido ao grande número de casos que a cidade vem registrando.

Mesmo assim, a situação continua muito preocupante, uma vez que os 10 leitos de UTI disponíveis pelo SUS estão 100% ocupados e, na tarde desta terça-feira, dia 09, os 9 leitos de enfermaria também estavam ocupados.

É importante lembrar que a Santa Casa de Sertãozinho atende também oito cidades da região e que outras patologias continuam existindo e precisando de atendimentos e internações, sendo assim, no hospital não há estrutura física para ampliar os leitos de UTI Covid.

Portanto, o melhor remédio ainda é a prevenção. Continuem se cuidando, saiam de casa apenas para o essencial, sempre de máscara, utilizando álcool em gel nas mãos, evite contato físico como abraços e apertos de mãos e, principalmente, aglomerações.

À saber

Além dos 19 leitos específicos de Covid-19 disponíveis na Santa Casa, a UPA de Sertãozinho possui outros 9 leitos, sendo 8 com respiradores e todos os equipamentos necessários para atender os pacientes. Esses leitos, no entanto, são considerados leitos de observação, onde o paciente fica até que uma vaga seja viabilizada. (Assessoria de Imprensa e Comunicação – Josiane Cunha)