Santa Casa realiza campanha “Setembro Verde” de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos

Santa Casa realiza Campanha “Setembro Verde” para incentivar a Doação de Órgãos e Tecidos através do Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) /Fotos: Josiane Cunha Santa Casa realiza Campanha “Setembro Verde” para incentivar a Doação de Órgãos e Tecidos através do Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) /Fotos: Josiane Cunha

02/10/2019

A Santa Casa de Sertãozinho, através do Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), com apoio da Comissão de Festas e Eventos, realizou, na tarde do dia 26 a Campanha “Setembro Verde” para conscientizar os participantes sobre a Doação de Órgãos e Tecidos. O objetivo era informar os colaboradores, pacientes e acompanhantes deles sobre a importância de avisar os seus familiares quanto à vontade de ser doador de órgãos.

Um cartaz com informações sobre a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e folhetos, além de pipoca e algodão doce na cor verde foram entregues aos participantes durante uma hora no pátio do hospital.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado no dia 27 de setembro e, esse ano traz o tema "A vida continua. Doe órgãos. Converse com sua família". O objetivo é conscientizar sobre a importância da doação e fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.

Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para a recusa das famílias, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião.

Segundo o Ministério da Saúde, 6 em cada 10 famílias autorizam a doação de órgãos. Gesto que salvou, somente nos primeiros seis meses deste ano, mais de 13 mil pessoas.

Converse com sua família, deixe clara sua vontade de ser um doador de órgãos e tecidos e ajude a salvar vidas. (Assessoria de Imprensa e Comunicação – Josiane Cunha)