Direitos e Deveres do Paciente

Direitos do Paciente

Receber atendimento digno, seguro, atencioso e respeitoso, com privacidade por parte de todos os profissionais do hospital, sem distinção de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.

Ser identificado pelo nome completo, conforme registro de nascimento. Não ser tratado por números, códigos ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso.

Identificar o profissional responsável direto ou indiretamente por sua assistência, por meio de crachá funcional, que deverá ser mantido em local de fácil visualização, como parte integrante do uniforme de cada categoria profissional.

Receber segurança contra qualquer tipo de agressão, bem como garantia de privacidade quando solicitado.

Receber informações claras, simples e compreensíveis em relação ao seu tratamento.

Consentir ou recusar, paciente ou acompanhante de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, procedimentos diagnósticos ou terapêuticos a serem realizados como parte de seu tratamento.

Receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados.

Receber orientações na alta, dos procedimentos e cuidados a serem realizados na continuidade do tratamento em domicilio, bem como, receitas digitadas ou escritas com caligrafia legível, onde conste nome, assinatura e carimbo do profissional que as emitir, com o número do registro do respectivo conselho.

Ter resguardada a confidencialidade de informações a seu respeito, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos aos terceiros ou à saúde pública.

Receber visitas em horários que não comprometam as atividades dos profissionais aos pacientes internados, de acordo com as normas e regulamentos do hospital.

Consultar uma segunda opinião médica, quando por ele desejável, sem sofrer constrangimento pela decisão manifestada. Nessas situações os honorários da segunda opinião serão responsabilidade do paciente. Todo médico deve ser cadastrado no Hospital, garantindo a qualidade e segurança.

Deveres do Paciente

O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de dar informações precisas, completas e acuradas do seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.

O paciente deverá informar as mudanças de seu estado de saúde aos profissionais responsáveis por seu tratamento.

O paciente deverá demonstrar o entendimento das ações efetuadas ou propostas visando a cura dos agravos à sua saúde, a prevenção das complicações ou sequelas, sua reabilitação e a promoção de sua saúde, podendo fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.

O paciente deverá seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.

O paciente deverá conhecer e respeitar as normas e regulamentos da Instituição por meio do Manual de Orientação ao Paciente.

O paciente deverá respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços da Instituição.

O paciente deverá zelar e solicitar que seus visitantes e acompanhantes também o façam pelas propriedades do hospital colocadas à disposição para seu conforto e tratamento.

Visitantes e acompanhantes devem receber e utilizar identificação durante todo o período de permanência na unidade.